Rede otimizada de Busca e Solução

R.O.B.S.O.N

Desafio

Contexto

Em meio ao processo de entrada no mercado de trabalho ou transição de carreira, as pessoas não sabem por onde começar e/ou apresentam dúvidas no decorrer do caminho. Dentro da FCamara existem muitas pessoas experientes que podem ajudar, porém não existe registro das habilidades dessas pessoas, nem local pensado para encontrar esses colaboradores de forma ágil.

Introdução

A squad-12 responsável pelo projeto é composta por 3 UX Designers e 3 Desenvolvedores.

Processos de design

O duplo diamante

Escolhemos seguir a metodologia do Design Thinking e do Duplo diamante pos o longo do projeto poderíamos explorar questões mais amplas ou aprofundadas, na criação de muitas ideias (pensamento divergente), para que em seguida, sejam reduzidas e refinadas para uma tomada de ações focadas (pensamento convergente) em uma solução mais assertiva com base no design centrado no usuário.

Foram definidos os passos a seguir através do caminho do duplo diamante

1. Kickoff e Brainstorming: destrinchar a demanda

2. Desk Research

3. Benchmarking

4. Matriz CSD

5. Questionários e Entrevistas

6. Personas

7. User Story Map/User Flow

8. Wireframe

9. Prototipação em alta fidelidade


Pesquisas e Descobertas

KickOff

Sendo assim, iniciamos uma reunião com todos da squad para nos alinharmos e termos certeza do entendimento da problemática. As seguintes perguntas foram utilizadas para que todos entendessem sobre a nossa proposta de valor na criação do produto:

. Quem é o cliente?

O Grupo FCamara é atualmente uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil contando com mais de 1.000 consultores

. O que o cliente faz?

Além da resolução de problemas e inovação, o grupo foca na formação de pessoas como um dos pilares fundamentais do grupo. A Fcamara cria soluções customizadas e escaláveis para inovar em produtos e serviços com a utilização de metodologias ágeis. Atuamos no desenvolvimento de aplicativos, plataformas e integrações, com conhecimento do negócio, gestão enxuta, AI, IoT, nuvem, blockchain, entre outros.

. Quem são os usuários?

Colaboradores iniciantes e experientes da Fcamara

. O que o cliente precisa ou gostaria que tivesse no produto?

Conectar os Sangue Laranjas com diferentes níveis de experiências que poderão se encontrar para trocar experiências, sanar dúvidas e criar networking, agendar bate-papo e mentorias mais complexas, sempre priorizando o aprendizado.

. Qual o atual problema?

Muitas pessoas estão infelizes com suas formações, empregos, ou se identificam mais com a área de tecnologia, e decidiram migrar de carreira, ou seja, elas têm muitos afazeres no dia e, por consequência, não tem tanto tempo.

O Grupo Fcamara possui milhares de profissionais extremamente capacitados, mas não possuem um registro fácil de suas habilidades.

Após todos da squad estarmos alinhados e cientes do desafio enfrentado, demos o pontapé inicial com uma pergunta norteadora:

“Como facilitar a conexão de profissionais de diferentes níveis de experiência a fim de proporcionar trocas de experiências, priorizando o aprendizado?”

Os principais insights gerados pelo brainstorming foram:

. Possível feature de agendamento;

. Necessidade de que as pessoas precisam de um horário reservado para a mentoria;

. Qual a quantidade de pessoas que determinam a qualidade do aprendizado coletivo;

. Limitação de skills de acordo com as áreas de atuação da Fcamara

Você pode acessar nosso arquivo do Figjam neste link aqui

Levando em conta as suposições acima, seguimos para o passo da desk research com o propósito de entender melhor o cenário da problemática.

Desk Research

O cenário atual mostrado na proposta da problemática nos trouxe alguns assuntos para serem abordados, como a questão de migração de carreira, mentorias e aprendizado coletivo.

Durante nossa desk research encontramos os seguintes dados referentes à migração de carreira:

. Como forma de aprendizado, 84% das pessoas acreditam que uma graduação convencional não ajuda a se preparar para o mercado digital e, 79%preferem cursos, mentorias e novos projetos para se preparar firmemente ao mercado;

Você pode acessar as reportagens por aqui: Link 1Link 2Link 3

O segundo ponto pesquisado foi sobre mentoria. Encontramos durante nossa pesquisa os benefícios apontados de se ter um mentor, são eles:

. Melhorar a aprendizagem;

. Compreensão do modelo de negócio;

. Amadurecimento pessoal e profissional;

. Ganho de expertise;

. Otimização de recursos

. Os mentores podem ser quaisquer pessoas que transmitam um conhecimento para outra, na intenção de ajudar ou orientar.

Você pode acessar a reportagem por aqui: Link 1,Link 2

Sobre o aprendizado coletivo, um fato curioso é que estávamos procurando pelo termo “aprendizado coletivo” e nos deparamos com um termo em inglês que envolve justamente o que queríamos encontrar, o crowdlearning.

O crowdlearning, traduzido a grosso modo, é a liberdade de ensinar ou aprender um tema de seu interesse ao reunir pessoas em qualquer lugar, online ou presencialmente, sem que, para isso, seja necessário frequentar uma escola ou curso.
Dentro dos benefícios desta modalidade estão:

. Aprendizado horizontal sem barreiras hierárquicas que podem dificultar a comunicação;

. Curadoria de conteúdo, permitindo uso posterior da informação em qualquer lugar e a qualquer hora;

. Consolidação de habilidades como persistência, resiliência, sociabilidade, curiosidade, etc;

. Maior eficiência no uso digital, o que diminui custos e aumenta a disponibilidade de materiais e tecnologias pertencentes à comunidade como um todo;

. Maior flexibilidade nas segmentações de diversas áreas de estudo.

Conheça mais sobre o crowdlearning através deste Link 1 e Link 2

Tendo em mente que o nosso produto será uma experiência de conectar pessoas e promover o aprendizado, pesquisamos também sobre a relevância da implementação de ambientes colaborativos nas empresas.

No Brasil, a Alpargatas S.A é uma das empresas que estão investindo pesado em uma plataforma de mentorias e crowdlearning. O principal objetivo é proporcionar o lugar certo para colaboradores trocarem experiências e aprendizados para o desenvolvimento constante e crescimento profissional. A empresa, em seu primeiro ano de atuação, realizou quase mil ações de desenvolvimento, 40 mil horas de aprendizagem e 8 mil colaboradores capacitados em temas de hard e soft skills através de webséries, talks e treinamentos.

Você pode acessar a reportagem nestes Link 1Link 2 e Link 3

Conclusões do desk research:

. O modelo alternativo de aprendizagem vem crescendo entre os interessados em migrar de carreira, propondo novos contornos para a carreira e definindo quais serão os objetivos futuros no desenvolvimento profissional;

. A mentoria, de forma geral, é uma forma de se relacionar. Este relacionamento gera oportunidades de acesso direto a pessoas experientes que possuem diversas habilidades e que auxiliam a estruturar aprendizados com conselhos e networking;

. Para as empresas, os relacionamentos de mentoria e aprendizado coletivo criam uma base de conhecimentos mais amplo, estimula relacionamentos que fortalecem a união de diferentes departamentos, funções e gerações.

Benchmark

Com o propósito de entender melhor as opções do mercado que possuem relações com o tema mentorias, aprendizado coletivo e coletar oportunidades, realizamos uma análise das plataformas concorrentes.

Matriz CSD

Ao conhecer as opções no mercado e alinhado com nosso kick off e desk research, realizamos uma matriz CSD para nos dar direção de realizar uma pesquisa com nossos usuários, os colaboradores da FCamara.

A matriz CSD foi um passo importante para nos deixar na mesma página e começarmos a pensar em algumas alternativas na construção da solução.

Para validar todos os pontos apresentados na matriz CSD, realizamos a pesquisa quantitativa a partir de questionários com a finalidade de primeiramente entender nosso público e posteriormente realizar entrevistas para aprofundar o entendimento por meio de uma pesquisa qualitativa semi estruturada.

A pesquisa quantitativa pode ser acessada aqui

Seguem os principais insights após rodarmos a pesquisa quantitativa:

Pesquisa com o usuário
  • A média dos colaboradores FCamara são de 18 a 30 anos

  • A maior parte dos sangue laranja que participaram da pesquisa são Júnior e Trainee (iniciantes e “pouco experientes”), sendo 38,5% Júniors e 38,5% Trainees

  • As áreas mais comuns entre os participantes são Devs 57,7% e Design 26,9%

  • Dentro dos participantes 61,5% não passaram por transição de carreira, enquanto que 38,5% passaram por migração de área

  • A grande maioria dos participantes já participaram de uma mentoria, sendo essa 23 dos 26 participantes, 88,5%

  • 57,7% dos entrevistados já oferecem mentoria

  • 15,4% já participaram e gostariam de oferecer mentoria

  • 15,4% dos participantes não participaram, mas teriam interesse em oferecer mentoria

  • 30,8% dos participantes teriam interesse em oferecer mentoria

  • 50% dos participantes responderam não saber por onde começar

  • 46,2% dos participantes tiveram pouco ou nenhum contato com pessoas experientes na área

  • 38,5% tiveram dificuldades com marketing pessoal (criação do linkedin, portfólio, currículo, github)

A pesquisa quantitativa nos deu um norte para conseguirmos mapear e entender nosso público, além de confirmar algumas suposições e dúvidas da nossa matriz CSD, como por exemplo:

  • ”Quais as principais dificuldades no momento de migração/mudança de área?”

  • “O quão eficaz são mentorias individuais?”

  • “As pessoas gostariam de oferecer mentorias?”

  • “Estariam aptos a participar de um ambiente de aprendizado coletivo?”

  • “Quais as plataformas mais utilizadas para o aprendizado coletivo?”

Partimos então para o aprofundamento destas respostas através da pesquisa qualitativa, que nos trouxeram insights valiosos sob o ponto de vista e opiniões dos nossos usuários:

Acesse nosso plano de pesquisa neste link aqui

Persona

Com base em todo este entendimento de nosso público e entendimento das dores e geração de oportunidades, decidimos criar espectros de persona que consiste na personificação de um grupo, através de suas motivações, pontos de bem-estar e pontos de dor. Este tipo de persona foi escolhida devido ao nosso público estar todo concentrado em um único objetivo: conectar-se com pessoas e promover o aprendizado.

Para nos basearmos no design centrado no usuário, criamos dois níveis diferentes de persona, um iniciante e outro experiente.

Canvas de proposta de valor

Para nos auxiliar na criação e no posicionamento de produtos ou serviços em torno dos desejos do cliente, decidimos optar pela criação de uma canvas de proposta de valor, desenvolvido com o intuito de explorar e nos auxiliar no valor que queremos trazer.

User Story Map

Um dos principais pontos da metodologia ágil é de possuir um método eficiente e eficaz de transmitir informações entre a equipe de planejamento e a de desenvolvimento. Utilizamos a ferramenta user story map para passarmos a visão do produto em relação ao usuário e mostrar para nosso time de desenvolvimento as principais features que idealizamos. Ao criarmos duas personas, criamos também duas jornadas na visão do produto para que as prioridades fiquem mais claras e a equipe de desenvolvimento possa também nos dizer quais as possibilidades de implementação.

User Story Map 1
User Story Map 2

Estória principal: Como um colaborador da Fcamara, eu quero encontrar outros Sangues Laranjas através de suas skills e interesses, para que eu possa entrar em contato e tirar dúvidas pontuais.

Estória principal: Como um colaborador da FCamara, quero encontrar ambientes em eu possa compartilhar minhas ideias/experiências e entender outros pontos de vista sobre determinado assunto.

De acordo com as pesquisas, entendemos quais seriam as principais ideias que poderiam vir a ser implementadas na solução e, com a utilização do user story map, envolvimento dos desenvolvedores para a implementação, chegamos na definição de algumas ideias priorizadas para o MVP — mínimo produto viável.

Matriz esforço x impacto

Após definirmos todas as funcionalidades e como o User Story Map estava encaixado para nos guiar na visão produto x usuário, decidimos seguir para o pensamento de como seria o fluxo ideal dos usuários para com o nosso produto. Pensamos na arquitetura e realizamos os seguintes passos:

Solução

Pelo contexto inicial e ao percorrer as fases do diamante duplo, optamos por um modelo de negócio de promoção de networking através de uma plataforma ao qual os Sangues Laranjas poderão mapear suas habilidades, conhecer conteúdos indicados e procurar por alguém que possa vir a tirar rapidamente sua dúvida pelo whatsapp, por exemplo, e até marcar um agendamento para uma mentoria ou bate-papo mais complexo sobre algum determinado assunto.

Como parte da proposta, realizamos a criação de uma plataforma web responsiva, juntamente com o modelo pensado para mobile, a fim de priorizar nossas funcionalidades e evitar informações desnecessárias ou desconexas que possam vir a atrapalhar e causar desconforto nos usuários.

O Pitching Canvas a seguir representa o alinhamento entre nosso produto como solução para a problemática, cobrindo todos os blocos essenciais para seguir uma linha de estória para nossa apresentação.

Assista nosso pitch de venda neste link aqui e nosso vídeo de funcionalidades aqui

User Flow

Design / Protótipos de baixa fidelidade e testes

Wireframe

Utilizamos os wireframes para realizar alguns testes de usabilidade com os usuários, perecbemos que o primeiro protótipo estava um pouco confuso. Modificamos então para que pudessem encontrar através da marcação de tags sugestivas, além da possibilidade de utilizar a barra de pesquisa.

Outro ponto mencionado durante um teste de usabilidade, foi a categorização feita dos conteúdos na página inicial que promoviam muitas informações já de cara para os usuários da plataforma. Muitas informações podem confundir o usuário e desviar o foco do objetivo principal que estamos querendo validar.

Durante o teste de usabilidade, tivemos feedbacks sobre a criação de um onboarding para realizar este mapeamento de novos usuários ao cadastra-se na plataforma;

Foi aplicado testes de usabilidade com a finalidade de entender como será o fluxo e a interação que o usuário terá ao percorrer pelo produto.

O teste de usabilidade foi realizado de forma moderada, ou seja, convidamos 2 pessoas para que utilizassem nosso protótipo e acompanhamos o teste com o usuário através da opção de espelhamento de tela pelo discord.

Focamos em avaliar nosso protótipo a partir de algumas tarefas definidas de acordo com a proposta de valor que queremos entregar. Estas tarefas foram:

. Realizar o cadastro e mapeamento de habilidades dentro da plataforma;

. Conectar-se com alguém pelo agendamento de horários disponíveis;

. Juntar-se a um grupo de estudos;

. Subir links dos repositórios pessoais, linkedin e google drive.

Recebemos alguns feedbacks sobre nosso protótipo sobre a disponibilidade de horários aparecerem apenas no momento de selecionar quais horários a pessoa quer marcar para vir a ter uma conversa agendada. Com isso, ficamos em alerta de que na atualização do nosso produto, devemos incluir os horários disponíveis nos cards da página inicial, o que agiliza a escolha de qual pessoa também virá a realizar esta conexão.

Outro feedback foi sobre as setas presentes nos wireframes para a troca de cards na página principal e como otimizar a seleção de pessoas que aparecerão na mesma página.

Feedback em relação a como os perfis aparecerão para as pessoas de modo que venha otimizar a busca e não tenha que ficar entrando de página em página.

Style Guide
Protótipo Alta Fidelidade

Então surgiu o protótipo em alta fidelidade, que você pode conferir aqui.

O protótipo em alta fidelidade foi criado a partir das sugestões e dicas que tivemos ao apresentar o wireframe e os insights obtidos pelo teste de usabilidade.

Sugestões futuras do MVP

. Desenvolvimento das ferramentas de comunicação diretamente na plataforma;

. Integração com produtos já utilizados pela FCamara;

. Possibilidade de criação de salas de estudo na plataforma com livestreaming, chat e voz;

. Possibilidade de filtros mais estilizados e aprofundados;

. Trabalhar com algoritmos que organizarão os perfis de acordo com a data e horário atual.

Acessibilidade

Dentro de um dos princípios de boas regras da vida profissional de um UX Designer é pensar e promover a acessibilidade e inclusão de todos ao utilizar o produto. Pensando nesta causa, realizamos testes de como as telas ficaram caso alguém que possua daltonismo utilize nossa plataforma.

A seguir, você verá que mesmo a mudança das cores não interferiu diretamente no decorrer da utilização das funcionalidades.

Considerações finais

Durante o começo do Hackathon estávamos muito bem integrados como um todo dentro da nossa squad, iniciamos o projeto juntos e definimos a proposta de valor que queríamos trazer com o nosso produto. Nosso squad se esforçou muito para entregar uma solução que seja simples e funcional e que traga valor aos usuários.

Foram momentos de alegria, momentos de ansiedade e momentos de conflitos que passamos juntos, porém, sempre unidos na proposta final.

O Hackathon foi muito importante para que pudéssemos nos desafiar e colocar nossas habilidades tanto de soft, quanto de hard skills à prova.

Acreditamos que nossa plataforma tenha sido uma ideia transformadora em relação ao processo de conexão entre as pessoas da FCamara, assim como o Hackathon foi transformador para nossas vidas.

A squad 12 agradece à toda equipe de mentores FCamara e agradecemos por ter lido nosso artigo até aqui. Adoramos fazer parte deste processo de formação!

Muito obrigado 😊

Miguel Fialho — Desenvolvedor Full Stack
(Linkedin/Github)

Wellington Henrique — Desenvolvedor Full Stack
(Linkedin/Github)

Edmílson Gomes — Desenvolvedor Full Stack
(Linkedin/Github)

Participates:

Gustavo Kappey Basi — UX/UI Designer
(Linkedin/Behance)

Gustavo Gomes Vilas Boas — UX/UI Designer
(Linkedin/Notion)

Natan Puggian — UX/UI Designer
(Linkedin/Notion)